Quais os tipos de próteses dentárias?

Se você ainda não sabe sobre as opções de próteses dentárias, está no lugar certo. Vamos tirar suas dúvidas, te contar das novidades da área e te ensinar a diferenciar diversos métodos protéticos.

O que são próteses dentárias?

As próteses dentárias, buscam substituir um ou mais dentes comprometidos e já faltantes na boca. Além de devolver o sorriso, alavancar a autoestima e a estética, a prótese também contribui para a saúde bucal já que devolve as principais funções como mastigação, fonética e também favorece a respiração.

Quais os tipos de próteses dentárias?

Existe uma variedade de próteses dentárias que podem ser utilizadas pelos nossos pacientes.

Na Clínica Brånemark, devido ao rápido e constante avanço tecnológico da odontologia, não preconizamos todos os modelos de próteses existentes e sim aqueles que favorecem melhor nossos pacientes, visando longevidade e qualidade ao tratamento.

Antes da chegada dos implantes, os pacientes tinham opções limitadas para substituir os dentes perdidos. As pontes fixas e móveis acabavam por desgastar os dentes naturais adjacentes; já as dentaduras convencionais comumente apresentam falta de estabilidade, gerando grande insegurança em quem as utiliza e, em consequência, constrangimento social e isolamento.

Com os implantes, a situação se transforma. O apoio dos pinos de titânio traz segurança e conforto, devolvendo força à mastigação e não causando qualquer dano aos dentes vizinhos.

Prótese total

Confeccionadas em resina acrílica, sendo essencial muitos detalhes para garantir resultados quase idênticos ao compará-la com dentes naturais. Utilizadas em pacientes totalmente desdentados, com indicações muito especificas, já que hoje em dia a maioria dos paciente podem realizar tratamentos com implantes dentários, eliminando a utilização da prótese total.

Prótese Protocolo

A Prótese Protocolo é instalada sobre os implantes de titânio, sendo uma solução muito interessante para pacientes que perderam todos os dentes, podendo ser usada tanto na arcada superior como na inferior. Normalmente, o processo se inicia com a instalação de implantes, que servirão de suporte para futura prótese parafusada e fixada sobre estes implantes. É uma alternativa muito indicada para pacientes que utilizam prótese total.

Neste tipo de tratamento, podemos utilizar carga imediata nos implantes, no qual o paciente não precisa aguardar o período de cicatrização dos implantes para instalação das próteses.

Prótese Fixa ou Coroa

As coroas são peças individualizadas ou unidas, indicadas para quem precisa repor um ou mais dentes, reproduzindo características funcionais, anatômicas e estéticas dos dentes do paciente. O tratamento pode ser realizado tanto sobre um implante de titânio, como sobre um dente natural e a fixação pode ser parafusada ou cimentada conforme cada tipo de caso.

Os materiais mais indicados para a confecção das coroas são as porcelanas com suas variações e também a zircônia que é um material muito resistente. As porcelanas não sofrem alterações em sua cor com o passar dos anos e reproduzem perfeitamente as características do dente natural.

Prótese sobre implante

A prótese sobre implante é fixada sobre o pino de titânio instalado cirurgicamente, feita nos mesmos materiais que as coroas.

Além de oferecer estabilidade e conforto para o paciente durante a mastigação, a prótese sobre implante proporciona um resultado bastante natural e agradável esteticamente.

Inlays, onlays, overlays e vonlays

São restaurações indiretas, ou seja, feitas em laboratório de prótese através de moldagens ou escaneamento do dente preparado do paciente. São utilizadas quando há uma perda da estrutura dentária, porém ainda existe um remanescente dentário.

A diferença entre elas é o tamanho da estrutura do dente que será reconstruído. O tratamento é indicado para casos em que há pequenas, médias ou grandes partes danificadas dos dentes, seja por cárie ou qualquer outro tipo de fratura.

Os materiais mais utilizados são porcelana ou resina laboratorial.

Qual a diferença entre implante e próteses dentárias?

A diferença é bem clara, o implante é um parafuso de titânio instalado cirurgicamente na região do osso maxilar ou mandibular. Esse procedimento faz a substituição de raízes que foram perdidas com a extração do dente ou outro tipo de perda dentária; já as próteses dentárias, são estruturas colocadas sobre estes parafusos de modo que substituem o dente em si. É a parte visível do tratamento, já que o implante fica dentro do osso.

Lembre-se que na Clínica Brånemark temos uma Equipe multidisciplinar, que indicará o melhor tipo de prótese e implante para cada caso em específico.

A equipe da Clínica Brånemark está sempre preparada para receber você. Caso queira marcar uma consulta, você pode fazer isso de forma fácil e rápida no Whatsapp! Esperamos por você.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?