Periodontia – O que você precisa saber

Veio querendo aprender o que você precisa saber sobre Periodontia? Resumindo, essa é uma especialidade da Odontologia que se refere à prevenção e tratamento de patologias que prejudicam tecidos considerados imprescindíveis para o sustento e proteção dos dentes.

1. Principais problemas associados à Periodontia

Gengivite

A gengivite é decorrência do acúmulo da placa bacteriana ao redor dos dentes, sendo assim, os sinais de gengivite incluem sangramento, inchaço, dor e vermelhidão. Por isso, é importante o diagnóstico e tratamento adequado da gengivite para que ela não evolua e se torne uma doença mais grave.

Periodontite

A periodontite é o estágio mais avançado da doença periodontal, que é a perda óssea ao redor dos dentes. O principal fator determinante para esta doença é o acúmulo de placa bacteriana por falta de uma higiene bucal adequada e conta também com fatores sistêmicos que tornam o tratamento mais difícil como o consumo de cigarro e a diabetes não controlada. Para tratamento é necessário diagnosticar em que nível se encontra a doença. No caso de doenças sistêmicas uma atuação multidisciplinar com a medicina e o comprometimento do cliente para seguir as orientações de higiene bucal.

Peri-implantite

Esta doença é basicamente a mesma descrita na Periodontite, porém, a diferença é que esta afeta o implante dentário e prejudica a união do mesmo ao tecido ósseo e isto pode levar à sua perda completa.

Alguns sinais da doença periodontal:
– Dentes sensíveis;
– Permanência de mau hálito.
– Gengivas avermelhadas;
– Inchaços gengivais
– Sangramentos gengivais;
– Dor ao mastigar;

Porém, mesmo sem sintomas, é importante seguir as instruções do seu dentista para um cuidado preventivo, mais minucioso e constante da sua boca. A escovação dentária deve acontecer de 2x-3x ao dia acompanhado do uso diário de fio dental e de frequentes visitas ao dentista para limpezas e acompanhamentos.

2. O que a Periodontia indica para cuidador da saúde da sua gengiva?

A prevenção é a melhor forma de tratamento, por isso, bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista são importantes durante a vida toda.

O tratamento vai desde a raspagem e alisamento radicular e em casos mais recorrentes da doença pode envolver procedimento cirúrgicos.

O tratamento básico das doenças periodontais é a raspagem e o alisamento radicular. Dependendo do grau da enfermidade e ansiedade do cliente, pode ser realizado sem anestesia local mas em casos de moderado a grave se faz necessário haver anestesia. Se a resposta deste tratamento for negativa indica-se uma cirurgia periodontal, já que este tipo de tratamento permite uma melhor visualização e acesso à superfície radicular. Dentre os vários tipos de cirurgias periodontais este é considerado uma cirurgia simples.

Outro ponto importante no cuidado da higiene bucal é seguir as orientações do profissional quanto ao uso do tipo de escova dental, fio dental, escova interdental, escova unitufo e em algumas situações o uso de um enxaguatório bucal.

Lembre-se sempre que em caso de qualquer desconforto, sangramento ou inchaço, você deve buscar um dentista o mais breve possível para evitar complicações.

A Brånemark Brasil é referência internacional em cuidados odontológicos como Periodontia.

Na nossa clínica é possível ter uma solução rápida, eficiente, confortável e completamente segura para o seu caso.

Agende uma consulta e saiba como podemos te ajudar a conquistar um sorriso bonito e saudável.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?