O que é Bruxismo?

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes de maneira forçada, especialmente durante o sono. Esse contato entre os dentes pode ser silencioso ou produzir sons de rangido e é presente em muitos adultos e crianças durante diversos momentos da vida.

Por que ocorre?

Muitos médicos e dentistas desconhecem a causa, mas o bruxismo está relacionado, muitas vezes, ao estresse psicológico experimentado no dia-a-dia.

Alguns fatores internos que podem influenciar são os alimentos consumidos, o condicionamento físico, a estabilidade emocional, saúde geral, bem-estar e também a qualidade do sono.

Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, seu relacionamento com as pessoas e sua forma de lidar com as responsabilidades diárias.

Como saber se tenho bruxismo?

Na maioria das vezes, o bruxismo é um hábito inconsciente. Para muitos pacientes, por não ser algo imperceptível, a ajuda vem apenas após um familiar ou amigo notar os rangidos e chamar a atenção para o problema.

Para outros, o diagnóstico vem apenas quando fazem um exame odontológico de rotina, no qual o cirurgião-dentista detecta desgastes nos dentes, esmalte rachado e até mesmo dentes fraturados.

Quais as consequências?

  • Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
  • Quebra dos dentes e próteses;
  • Sensibilidade;
  • Dor de dente;
  • Dor facial associada aos músculos maxilares;
  • Dores de cabeça

Como tratar o bruxismo?

Os pacientes com bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. O tratamento apropriado varia de acordo com a causa de cada paciente.

Com exames precisos e algumas perguntas sobre sua rotina, seu dentista será capaz de determinar a origem do problema.

Dependendo do grau de danos causados aos dentes e da origem do problema, seu dentista poderá sugerir, até mesmo em conjunto, tratamentos como o uso de uma placa para dormir, feita sob medida em resina acrílica e/ou o uso da toxina botulínica (Botox) nos músculos tensos e hiperativos da face, para relaxamento e diminuição da força excessiva.

No caso da utilização da placa, este dispositivo encaixa-se sobre os dentes e os protege de se desgastarem quando entram em contato com os dentes antagonistas.

Outra indicação pode ser a busca pela diminuição do estresse, já que, a tensão cotidiana é uma das causas principais do bruxismo. Práticas esportivas e terapia costumam auxiliar nesse controle.

Você pode também evitar alimentos muito duros, e não mastigar com muita força. Explorar alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia também pode ajudar.

Além de determinar a causa, a extensão do problema e meios de prevenção, se o caso estiver muito avançado, o dentista poderá indicar medicamentos para que o paciente relaxe mais facilmente e durma melhor.

Quer marcar uma consulta conosco? Clique aqui e agende on-line de forma rápida e fácil.

Se quiser conhecer um pouco mais da clínica e seus profissionais, visite nosso instagram @branemark.clinica

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?