Saiba tudo sobre o sistema CAD/CAM

Na odontologia, o método tradicional para criação de uma prótese é feito através de uma moldagem da arcada do paciente. Porém, desde o surgimento da tecnologia CAD/CAM na Odontologia, o processo tradicional vem sendo substituído pela técnica de escaneamento da arcada do paciente, que consegue ser ainda mais precisa.

O que é CAD/CAM na Odontologia?

O termo CAD-CAM significa o desenho de uma estrutura protética num computador (Computer Aided Design) seguido da sua confecção por uma máquina de fresagem (Computer Aided Manufacturing).

Apesar de serem muitas vezes utilizadas conjuntamente, são tecnologias independentes e o dentista pode optar por utilizar somente uma delas em certos tratamentos.

De forma resumida, essa tecnologia permite escanear a arcada dentária do paciente, criar um projeto digital da prótese e confeccioná-la em questão de minutos, utilizando uma espécie de impressora 3D específica. Isso tudo porque os aparelhos estão interligados: assim que uma etapa está pronta, um aparelho envia o comando para o outro.

Na etapa de confecção das próteses, o dentista pode apenas escanear as arcadas do paciente e conjuntamente trabalhar com um laboratório de prótese que faça a impressão das peças protéticas na impressora 3D.

Com essa tecnologia, o dentista pode:

Fotografar a arcada dentária do paciente com imagens de altíssima qualidade, que podem ser ampliadas em até 60 vezes.
Projetar a arcada dentária em um modelo virtual, substituindo os antigos modelos de gesso.
Mostrar ao paciente uma prévia do resultado do tratamento, já que o grau de previsibilidade munindo-se de novas tecnologias é bastante alto.

Como o CAD/CAM funciona?

A fase CAD começa com o escaneamento intraoral, ou seja, uma pequena câmera captura imagens coloridas (em fotos ou vídeos) que servirão de base para a criação do molde. Não há necessidade do uso de moldeiras.

Porém, o escaneamento também pode ser feito extraoral (da face do paciente) e na tomografia computadorizada.

Depois, as imagens obtidas servirão de base para a criação do molde digital. Para isso, seguirão para o Digital Smile Design (DSD), software específico para planejamento e modelagem de tratamentos odontológicos. Nele, serão criados o modelo digital e a peça final.

Por fim, as informações do projeto são enviadas para a fresadora (CAM), que vai produzir a peça em cerâmica feldspática, resina, zircônia, dissilicato de lítio, metal pré-sintetizado, cerâmicas híbridas ou em qualquer outro material desejado e o resultado é como o de uma impressão 3D.

Quais os benefícios do CAD/CAM na Odontologia?

Conforto

O escaneamento intraoral pode ser usado para todos os pacientes mas principalmente para quem sente enjôo com facilidade e tem dificuldade durante o processo de moldagem tradicional pois não é necessário colocar nenhuma moldeira com material na arcada dentária.

Rapidez

Antes, a maior parte do trabalho só podia ser feita de forma manual pelo protético e isso fazia com que o procedimento demorasse muito mais do que o necessário. Além disso, o trabalho manual, pode gerar distorções, já que a precisão do molde físico é menor que a do digital.

Além do processo ser muito mais rápido, o sistema CAD/CAM necessita do auxílio do protético apenas para aperfeiçoar o aspecto estético da peça criada pela fresadora, deixando-o realista.

Precisão

Além da rapidez, a grande vantagem do sistema CAD/CAM na Odontologia é o aumento da precisão da adaptação das peças na arcada dentária do paciente. É possível fazer todos os ajustes ainda no modelo virtual, sem necessidade de um protótipo físico.

O ambiente virtual permite que o dentista faça simulações de movimentação e análise estética. Portanto, é possível fazer uma avaliação do resultado antes mesmo do início do tratamento.

O aumento na precisão diminui significativamente as chances de o paciente quebrar, perder as próteses ou precisar de ajustes nas restaurações. Além disso, melhora também a satisfação dele com o resultado e do odontologista com o próprio trabalho.

A Brånemark Brasil é referência internacional em implantes e foi uma das pioneiras na utilização das tecnologias CAD/CAM no Brasil.

Na nossa clínica é possível ter uma solução rápida, eficiente e confortável para o seu caso.

Agende uma consulta e saiba como podemos te ajudar a conquistar um sorriso bonito e saudável.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?