PI Brånemark, o Grande Inventor do Implante

Quem foi Brånemark?

Per-Ingvar Brånemark, foi um cirurgião ortopédico e professor pesquisador sueco que descobriu, em um de seus estudos, algo que o converteu no pai da implantodontia moderna.

Os implantes foram um avanço de grande importância na odontologia, pois possibilitaram milhões de pessoas livrarem-se da necessidade de usar dentaduras dolorosas e que não propiciavam uma qualidade de vida satisfatória, com dietas restritivas e o risco de suas próteses se soltarem durante o convívio social.

Além disto, os implantes evitam os desgastes de dentes íntegros para colocar peças fixas, pois substituem o dente unitário sem mexer nos vizinhos.

 

A importância de Brånemark

Em 1952, ele e sua equipe inseriram câmaras óticas revestidas de titânio nas tíbias de coelhos, para estudar o processo de cura. Quando o período de estudos terminou e eles quiseram remover as câmaras, descobriram que o titânio havia se integrado com o osso e não poderia mais ser removido.

Brånemark deu a esse processo o nome de “osseointegração”, e suas pesquisas mudaram de rumo. Ele percebeu que, se o corpo pode tolerar a presença de longo prazo do titânio, o material metálico poderia ser usado também como suporte integrado ao osso para diversos tipos de prótese.

 

Uma pesquisa a frente do seu tempo

Mesmo depois de anos de experimentos, foi muito difícil convencer a comunidade médica e odontológica de que o titânio poderia ser integrado ao tecido vivo. O que se conhecia até então era que a introdução de qualquer material estranho no corpo inevitavelmente resultaria em inflamação e posterior rejeição.

 

O início de tudo: Primeiro paciente

Mesmo depois de anos de experimentos, foi muito difícil convencer a comunidade médica e odontológica de que o titânio poderia ser integrado ao tecido vivo. O que se conhecia até então era que a introdução de qualquer material estranho no corpo inevitavelmente resultaria em inflamação e posterior rejeição.

 

A vitória de Brånemark

Em 1982, aconteceu um importante Congresso em Toronto, e Brånemark apresentou na conferência os argumentos em defesa da Osseointegração, ganhando assim reconhecimento amplo por seus materiais e métodos.

Os implantes de titânio já não são usados apenas na odontologia: a osseointegração é usada em aplicações médicas e veterinárias.

P.I. Brånemark recebeu a medalha de inovação técnica da Academia Sueca de Engenharia, o prêmio Soderberg da Sociedade Sueca de Medicina e o Prêmio Inventor Europeu pelo conjunto de seu trabalho, além de muitos outros títulos e diplomas honorários.

Brånemark atuou ativamente no Brasil por mais de 20 anos e tornou-se grande amigo e parceiro de Laércio Vasconcelos. Porém, infelizmente, faleceu aos 85 anos, em 20 de dezembro de 2014, em Gotemburgo, Suécia – sua cidade natal.

Brånemark, antes de falecer, criou uma rede de clínicas odontológicas conhecida internacionalmente como referência em Implantes Dentários e que detém qualidade excepcional nos tratamentos.

A Clínica Odontológica Brånemark Brasil, é a única da América Latina pertencente a esta rede.

Hoje, a clínica Brånemark Brasil atua em dois endereços no Estado de São Paulo, sendo uma unidade na capital paulista e uma unida em Santos.

Para agendar uma consulta, clique aqui.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo, em seguida o nosso time entrará em contato com você para confirmar a consulta.

Abrir Whatsapp
Agendar consulta