fbpx
Skip links

Implante dentário: Cuidados pós-cirúrgicos

Os cuidados pós-cirúrgicos são um dos principais fatores que garantem um bom resultado após uma cirurgia de implantes.

Esses cuidados são extremamente importantes para avaliar como está a evolução da cicatrização, nesta fase que é crucial para o sucesso do tratamento.

Todos os cuidados visam minimizar o trauma, controlar o edema, o incômodo pós-operatório, prevenir infecções e favorecer a evolução da ferida cirúrgica para normalização da região operada.

 
Fora o acompanhamento com seu dentista de confiança, é importante seguir algumas dicas para facilitar esse período de cicatrização da cirurgia, aqui vão elas:
 

1. Gelo no local operado

Compressas de gelo podem ser feitas ao longo de todo o dia, sendo aplicadas durante 15 minutos, com intervalo mínimo de 10 minutos entre as aplicações. Nunca coloque o gelo diretamente na pele ou na boca para evitar queimaduras.
 
As primeiras 48 horas são as mais importantes para fazer a aplicação de gelo recorrente já que isso ajuda a diminuir a inflamação, diminuir o inchaço e incômodos.
 

2. Cautelas com a alimentação e mastigação

Evitar alimentos com texturas rígidas pois exigem uma movimentação maior da arcada dentária durante a mastigação. O ideal é preferir alimentos líquidos ou pastosos, como sopas e cremes nos primeiros dias após a cirurgia.
 
É importante evitar também alimentos muito quentes e muito ácidos já que o que é quente é também um vasodilatador e o ácido desequilibra o ph bucal podendo provocar incômodo na área operada.
 
Se possível, evitar mastigar sobre a área operada já que o contato do alimento com a região recém operada pode atrasar o processo de cicatrização.
 

3. Tem posição certa para dormir pós-cirurgia?

Para evitar pequenos sangramentos noturnos pós-cirurgia, é importante dormir com um travesseiro mais alto ou até mesmo dois travesseiros, além de evitar deitar-se do lado operado para que não haja pressão desnecessária sobre os tecidos ainda em recuperação.
 
Isso tudo garantirá uma cicatrização mais satisfatória e rápida.
 

4. Cuidados com a higiene bucal pós-operatório

Um dos cuidados pós-cirúrgicos que menos recebe atenção dos pacientes é a higiene bucal. Apesar disso, ela é essencial após cirurgias de implante e exige que seja feita com mais cautela para que não provoque agressões aos tecidos em recuperação.
 
O ideal é que a higiene bucal seja realizada de forma lenta e suave, evitando passar a escova diretamente na ferida durante os primeiros 3 dias.
 
Ouça atentamente as recomendações do seu dentista atentamente, pois ele indicará o modo correto de proceder com a higienização do seu caso específico.
 

6. Abster-se de cigarro, álcool e exposição ao sol é essencial nos cuidados pós-cirúrgicos

As toxinas presentes no cigarro interferem na circulação sanguínea e dificultam significativamente o processo de cicatrização da ferida. É, portanto, imprescindível evitar o consumo de cigarro durante o pós-operatório do implante dentário.
 
Bebidas alcoólicas agridem os tecidos operados e causam o ressecamento dos mesmos. Além disso, há medicações que podem sofrer redução no seu efeito devido ao contato com álcool. Por isso, é importantíssimo abster-se do consumo alcoólico enquanto a boca estiver se recuperando.
 
A exposição ao sol também precisa ser evitada durante os primeiros dias de pós-operatório de implante dentário, já que o calor afeta diretamente a circulação sanguínea e dificulta o processo de cicatrização dos tecidos.
 
No caso de quem realizou uma recente operação, as chances de sangramento e hemorragia são maiores quando a pessoa se expõe diretamente ao sol.
 

7. Devo evitar exercícios físicos pós-cirurgia?

Esse tema é um dos que os pacientes mais perguntam a respeito quando em dúvida sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Ao realizarmos atividades físicas nossa circulação sanguínea aumenta por todo nosso corpo, se estamos com um a região operada o risco de sangramento e dor pode existir, portanto consulte o profissional para saber qual melhor momento para realizar atividades físicas.

 
A Brånemark Brasil é referência internacional, além de uma das pioneiras em implantodontia no Brasil.
 
Na nossa clínica é possível ter uma solução rápida, eficiente, confortável e completamente segura para o seu caso.
 
Agende uma consulta e saiba como podemos te ajudar a conquistar um sorriso bonito e saudável.

Deixe um comentário

× Agende pelo WhatsApp