Hábitos noturnos podem afetar sua saúde bucal

 

Hábitos noturnos afetam a saúde bucal

A maioria dos nossos hábitos noturnos afetam nossa saúde, inclusive a bucal. Ranger os dentes, ficar em jejum por um período muito extenso, consumir álcool em grandes quantidades antes de dormir, e até dormir de boca aberta, prejudicam diretamente a saúde bucal e podem se transformar em incômodos maiores no longo prazo. 

Por isso, é necessário manter consultas constantes com seu dentista, assim ele pode acompanhar mais de perto se qualquer um desses hábitos está ou não prejudicando sua saúde bucal.

 

Hábito de dormir de boca aberta versus qualidade do sono

 

Por mais que o hábito de dormir de boca aberta pareça inofensivo e até confortável para algumas pessoas, esse costume pode ser perigoso. 

 

Dormir dessa maneira pode fazer com que a garganta fique ressecada, a boca seca e os lábios desidratados. 

 

Esses sintomas estão todos associados também ao mau hálito. Ou seja, muitas vezes, caso esteja sofrendo de mau hálito, a causa pode estar na qualidade do sono.

 

Esses desconfortos passam imperceptíveis já que ficamos inconscientes durante o sono e só aparecem quando o problema já está agravado com o tempo. O maxilar muito aberto durante a noite, por exemplo, pode ser devido à alguma obstrução das vias áreas superiores.

 

Se você identificou algum desses sintomas ou hábitos nocivos na sua rotina, procure um profissional qualificado para receber instruções mais detalhadas e focadas no seu caso . 

 

Não esqueça: Escovar os dentes antes de dormir

 

Dormir sem escovar os dentes, na maioria das vezes, é fruto do pensamento que, como a limpeza já foi feita após o jantar, não precisa ser repetida. A preguiça é um segundo fator que motiva pular essa última escovação.

 

Apesar disso, é crucial manter esse cuidado redobrado com a escovação noturna. Ela garante que sua boca esteja limpa para as próximas 8h de sono.

 

A falta da higiene bucal antes de repousar pode ser nocivo aos dentes, à gengiva e até ao hálito bucal. Isso porque, o fluxo salivar diminui, deixando a boca mais seca, criando um ambiente mais agradável para as bactérias se proliferarem. 

 

Por isso em cáries, halitose, gengivite e muitos outros problemas são, algumas vezes, associados à má escovação antes de dormir.

 

Mesmo escovando os dentes 30 minutos após a última refeição, é indicado que o processo seja repetido antes de dormir, para a limpeza profunda e completa.

 

Equilibre seus hábitos para viver melhor

 

Para ter uma vida mais saudável e uma saúde bucal equilibrada, busque manter uma alimentação saudável, ingerir muita água para manter o pH da boca equilibrado e o corpo hidratado, evite consumir ácidos e doces em excesso para preservar os dentes e vá ao dentista frequentemente. 

 

Por isso, redobrar os cuidados de higiene antes de dormir, limpando muito bem os dentes e a língua, com movimentos suaves e passar fio dental entre todos os dentes ajuda a evitar a maioria dos possíveis incômodos que podem aparecer na região da boca. 

 

Lembrando que, se persistirem os sintomas de qualquer desconforto, procure um dentista. Os profissionais qualificados da nossa clínica Branemark estarão de portas abertas para te ajudar a alcançar uma qualidade de vida melhor, através de uma noite bem dormida com a higiene bucal em dia. 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo, em seguida o nosso time entrará em contato com você para confirmar a consulta.

Abrir Whatsapp
Agendar consulta