fbpx

O que você precisa saber sobre sensibilidade nos dentes

Se você está com dúvidas sobre sua saúde bucal, se tem dores ao ingerir alimentos gelados e/ou quentes ou somente quer se informar, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre sensibilidade nos dentes.

O que é Sensibilidade nos dentes?

Basicamente, a sensibilidade se trata de uma condição desenvolvida ao longo do tempo devido a uma variedade de problemas comuns. Sendo assim, ela nada mais é do que um sinal de falha no sistema de proteção dentária. A principal causa é a erosão do esmalte ou a eventual retração da gengiva, que levam à exposição da parte interna da estrutura.

 A sensibilidade é perigosa?

Para responder isso, é importante lembrar que depende principalmente do estágio do problema. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Sensodyne, muitas pessoas esperam sentir dores fortes antes de marcar a consulta. Com essa espera toda, há grande possibilidade de a sensibilidade evoluir e se transformar em uma inflamação grave. Quem procura o especialista antes das dores ficarem insuportáveis, conta com uma gama grande de tratamentos à disposição.

Como saber se tenho?

Como já é de se esperar, a melhor maneira de descobrir a causa do problema é indo ao dentista para que este examine completamente seus dentes. O dentista, ao observar qualquer sinal de exposição da dentina e realizar testes, determinará a causa real da sensibilidade e guiará você ao melhor tratamento indicado para seu caso.
 
Por vezes, a sensibilidade tem origem em alguma cárie ou até mesmo outras doenças gengivais. Essas duas causas podem ser tratadas de forma mais simples. Porém, noutras vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente e exige maiores cuidados desde sua detecção até o tratamento completo.

 

Existem tipos diferentes?

Vendo de forma simples, sim. Há quem tenha sensibilidade causada por qualquer um destes tipos de alimentos, ou até vários ao mesmo tempo:
 
Gelados
É este o sintoma mais comum. E a pontada experimentada ao ingerir gelados é ampliada quando é ácido, como refrigerantes, limonadas e sucos.
 
Quentes
O café, para quem sofre com esse sintoma é um grande inimigo. Dependendo da gravidade do quadro, até mesmo a alimentação do dia a dia chega a causar dores durante a mastigação.
 
Doces

Ao entrar em contato com a raiz exposta, itens com excesso de açúcares são capazes de deslocar o fluido que fica na região. Por isso causam também uma dor bastante aguda e incômoda.

Como resolver a sensibilidade?

Se, por exemplo, for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada.
 
Mas, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento requer etapas e cuidados diferentes.
 
Procedimentos que podem ser feitos em consultório:
  • Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  • Cuidados com espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
  • Aplicação de agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina e ajudar a diminuir os estímulos que causam o problema;
  • Tratamento com laser terapêutico.
 
Procedimentos para serem feitos em casa:
  • Use uma escova de cerdas muito macias;
  • Escove corretamente, mas não em demasia;
  • Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
  • Use creme dental com alta concentração de flúor (a pedido do dentista) para ajudar a fortalecer a superfície do dente.
É importante reforçar: Consulte sempre o dentista e não tente diagnosticar o problema sozinho e muito menos tratá-lo sozinho. A sensibilidade pode ser sinal de algo muito mais sério e somente um dentista pode esclarecer essas dúvidas.
 
Lembre-se que você pode sempre contar com a Clínica Brånemark e sua equipe de dentistas referência mundial para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para qualquer problema odontológico que você possa apresentar!
 
Quer conhecer melhor nossa equipe e qualidade de tratamentos? Marque agora sua consulta de forma rápida e prática pelo Whatsapp!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Abrir Whatsapp
Agendar consulta