Endodontia

O que é a Endodontia?

A Endodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de problemas específicos da polpa dos dentes. É justamente a especialidade que estuda todas as possíveis complicações e tratamentos utilizados para problemas que possam ocorrer no interior dos dentes. 

Qual a origem da palavra Endodontia?

Endo significa “dentro/interno”, e dontia “dente”. Portanto, a endodontia busca tratar o dente internamente, como lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.

Todos os dentistas são capazes de tratar?

Todos os dentistas são autorizados a tratar uma dor de dente e um canal, porém é o endodontista é quem conhece mais profundamente as doenças da polpa e as técnicas para soluciona-las!

Quais as indicações da necessidade de tratamento endodôntico?

A Endodontia é indicada quando há cáries profundas e quando o dente sofre um trauma ou fratura grave, lesionando, necrosando ou inflamando a polpa dentária.Os sintomas indicativos de que você deve buscar um Endodontista são: dores relacionadas a estímulos térmicos, dor espontânea, sensibilidade prolongada e incômodo ao toque e mastigação.

Por que a Endodontia é importante?

Além de eliminar os sintomas e tratar patologias ligadas à polpa, buscar o tratamento com um especialista pode salvar os dentes lesionados. Também é importante para evitar complicações e, em conjunto com a posterior reconstrução, devolver ao dente a função mastigatória.

E se eu não fizer o tratamento?

A falta do tratamento, normalmente, resulta em infecção, inchaço, febre, dor e levam na maioria dos casos, à extração do dente, podendo também requerer uma internação em hospital! Agende já uma consulta!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo, em seguida o nosso time entrará em contato com você para confirmar a consulta.

Abrir Whatsapp
Agendar consulta