fbpx

Ortodontia

O QUE É TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

É um tratamento que tem como objetivo corrigir o mau posicionamento dentário e/ou estruturas ósseas, trazendo equilíbrio dento-facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado, depende do tipo de problema a ser corrigido. Além de corrigir a posição dos dentes, auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados.

POR QUE E QUANDO PROCURAR UM ESPECIALISTA EM ORTODONTIA?

O especialista em ortodontia é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma mais segura.
Não existe idade mínima e nem limite de idade para se tratar, desde que haja uma boa avaliação do ortodontista, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do início da dentição de leite. A maloclusão deve ser tratada no momento que é identificada, seja na criança, adolescente, adulto e na melhor idade.

O QUE É NECESSÁRIO PARA INICIARMOS O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Além do exame clínico inicial, serão solicitados exames auxiliares, como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias, modelos e escaneamento Intra Oral) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico, planejamento e plano de tratamento.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

• Preventivo: Tem por finalidade evitar a instalação de maloclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre os dentes.

• Interceptativo: Visa a correção de maloclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.

• Corretivo: Tem o objetivo de tratar maloclusão já instalada, geralmente mais grave, utilizando aparelhos e acessórios ortodônticos mais complexos.

• Pré-protético: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implantes, etc.

• Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de maloclusão, associando Ortodontia à cirurgia nos ossos da face.

COMO MANTER OS RESULTADOS DO TRATAMENTO?

Deve-se utilizar as contenções conforme a orientação do ortodontista. Contenções: Removíveis ou fixas, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição alcançada.

QUAL A DURAÇÃO DE UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente, da colaboração no uso correto dos aparelhos e da perfeita integração entre o profissional e o paciente.

ORTODONTIA E A TECNOLOGIA

Atualmente, planejar um tratamento Ortodôntico, está cada vez mais encantador e previsível, pois temos em nossa clínica equipamentos de ponta que possibilita apresentar ao paciente, toda a evolução de seu tratamento e seus resultados virtualmente. Sendo um sistema em tempo real e digital de todas as etapas da correção ortodôntica, desde o início até a finalização, antes mesmo de começar.

Usamos o escaneamento Intra Oral, para o paciente visualizar seus dentes e transferimos para o monitor, sendo possível uma imagem tridimensional de toda a arcada dentária instantaneamente.


Temos como preferência de tratamento ortodôntico os alinhadores estéticos Invisalign.

Com a proposta inovadora de uso de aparelhos praticamente invisíveis, mais avançada do mundo. O paciente recebe uma série de aparelhos personalizados, para usar todos os dias, exercendo forças leves e constantes de movimentos dos dentes, sendo mais confortável, estético e de uma forma esperada.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Abrir Whatsapp
Agendar consulta