fbpx

Reabilitação Oral

O que é Reabilitação Oral ? 

A Reabilitação Oral é o nome técnico que se dá a uma série de especialidades odontológicas que reconstroem o sorriso do paciente, restaurando tanto a harmonia estética quanto a parte funcional juntamente com a saúde bucal.

O objetivo principal da Reabilitação Oral é melhorar a aparência da boca e tratar as disfunções causadas pela falta dos dentes. Porém, nem todos os problemas bucais exigem a reabilitação oral. A técnica geralmente é indicada para quem perdeu um grande número de dentes, pacientes com dentes muito comprometidos e até quem sofre com doenças gastrointestinais, como gastrite e refluxo.

Porém a intervenção depende mesmo do caso apresentado no consultório. Há situações em que vários dentes estão danificados ou quebrados e outras nas quais a pessoa não consegue sequer mastigar corretamente.

Só um profissional é habilitado para realizar o diagnóstico

Esse trabalho é realizado por um protesista experiente, juntamente com uma equipe multidisciplinar, já que diversas especialidades são envolvidas no planejamento e avanço do tratamento. Na odontologia, cada especialidade deve seguir uma sequência durante o tratamento para que, assim, seja otimizado e alcançado o melhor resultado possível.

Para quem é indicado ?

Os principais indicados a uma reabilitação oral são aqueles queapresentam a falta de vários dentes; os pacientes que tenham problemas digestivos como o refluxo ou a gastrite e aqueles que, ao longo da vida, passaram por vários tratamentos odontológicos que fragilizaram as estruturas dentárias e problemas articulares.

Por que investir na reabilitação oral ?

Se qualquer estrutura da boca é danificada ou perde sua utilidade devido a algum trauma ou patologia, é possível reparar o problema por meio da reabilitação. A ideia é devolver ou recriar a qualidade de vida das pessoas. O processo pode ser parcial ou total, dependendo do grau de comprometimento. 

É importante lembrar que o planejamento não visa somente a estética. Ele é um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas.

Como é feita a reabilitação oral ?

Há dois principais tratamentos que circulam em torno de uma reabilitação oral, ambos podem ser executados conjuntamente, mas depende, é claro, de cada caso.

Implante

Ao apresentar o problema ao especialista, ele pedirá uma série de exames (tomografia, raio-x, etc.) que mapeiam a boca. Com o diagnóstico claro, a indicação para recompor a região de dentes perdidos pode ser oimplante dentário.

Existem diversas técnicas para este tratamento, todas bastante resistentes e seguras. O implante é realizado com material metálico que suporta a nova dentição. A cirurgia, cuja cicatrização demora de 4 a 6 meses, apresenta taxa mínima de rejeição, mas requer que o paciente tenha uma estrutura óssea adequada para receber o pino de titânio e posteriormente a prótese.

Prótese

Após a análise do paciente, o profissional definirá qual o melhor tipo de prótese dentária para cada caso. Esta especialidade muitas vezes antecede a fase de implantes, o que denominamos fase transitória do tratamento. A técnica se diferencia do implante, as próteses tratam a falta de dentes e consequentemente a falta de mastigação adequada portanto são as próteses que juntamente ou não com os implantes trazem mais conforto para que a pessoa realize normalmente as atividades do dia a dia.

Quais são os principais benefícios da reabilitação ?

A reabilitação mexe com a estrutura oral, devolve o prazer do sorriso e regula as funções diárias da boca. Confira quais são os benefícios gerados pela técnica:

Acaba com os incômodos

A falta dos dentes é um dos principais incômodos que levam uma pessoa a buscar a reabilitação oral. O procedimento corrige as disfunções no maxilar e nas arcadas e alivia o mal-estar.

Melhora a fala e a mastigação

Ainda que não seja tão aparente, a fala e a mastigação dependem da saúde bucal. Caso não haja higiene diária com escovação, todas as estruturas que compõe a boca podem ser comprometidas. A reabilitação age em prol de restaurar a harmonia e melhorar as funções orais.

Aumenta a autoestima e a confiança

Fotos são um grande inimigo do sorriso. Estamos cada vez mais preocupados com a beleza e aparência, mas a perda de dentes pode causar baixa autoestima e até depressão. A reabilitação oral é uma ótima opção para deixar para trás a baixa autoestima e ganhar confiança com o próprio corpo.

Agora que você já conhece tudo sobre reabilitação oral, fica mais fácil buscar tratamento especializado caso haja necessidade. Entre em contato conosco e agende a sua consulta aqui.

Somos referência em odontologia no Brasil e no mundo, com um time especializado em implantes, estética e reabilitação. Será um prazer recebê-los aqui!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Abrir Whatsapp
Agendar consulta