Quantas vezes por ano você troca sua escova de dente? Muitas pessoas acabam negligenciando a troca de um item tão básico e importante.
Quando trocar a escova de dente?
A recomendação é para a troca ser feita a cada três meses. Isso acaba evitando, por exemplo, que o desgaste das cerdas prejudique a remoção da placa bacteriana nos dentes e gengivas.
Acúmulo de bactérias
A troca é indicada não só pelo surgimento de desgaste nas cerdas, mas também pelo acúmulo de bactérias após certo tempo de uso e que podem aumentar as chances de uma infecção bucal.
O momento certo da troca
Para ajudar a identificar o momento da troca, alguns fabricantes possuem modelos de escovas que oferecem marcações nas cerdas que diminuem com o uso, facilitando a descobrir a hora certa da substituição.
Uma boa dica é anotar no calendário as trocas, evitando assim deixar passar esse período e favorecendo o acúmulo de placas bacterianas prejudiciais à sua saúde bucal.
Caso as cerdas apresentem desgaste antes do tempo, recomendamos sua substituição. Um dos motivos pode ser a força excessiva, que pode aumentar a sensibilidade dos dentes. Além disso, troque sua escova depois de uma gripe, resfriado ou infecção.
Sendo assim, alguns cuidados simples como a troca regular da escova de dente, vão garantir seu sorriso bonito e saudável por muito mais tempo.