A história e importância dos implantes de titânio na odontologia

Você já ouviu falar dos implantes de titânio? Quer saber um pouco mais sobre eles e porque são tão relevantes para a história da odontologia?
Fique tranquilo! Nós da Brånemark Brasil vamos tirar suas dúvidas.

O que é o Titânio?

Titânio é um metal forte, leve e de cor cinza-prateada, é encontrado em rochas ígneas e depósitos geológicos e é utilizado em diversos procedimentos cirúrgicos. Os implantes dentários, por exemplo, são feitos de titânio.
Este metal tem a propriedade de não provocar rejeição do organismo quando colocado no nosso corpo, chamamos isso de biocompatibilidade. Além de resistente, maleável e leve, o titânio permite a formação de osso ao seu redor e as células ósseas crescem sobre ele.

Quem descobriu os implantes de titânio?

O Dr. Per-Ingvar Brånemark, um médico ortopedista sueco que dedicou grande parte da sua vida às pesquisas sobre integração óssea do titânio, graças ao fenômeno desse metal não ser rejeitado pelo organismo, originando o nome da técnica como ‘Osseointegração’.
Isto determina um íntimo contato da célula óssea ao metal, uma união estável e funcional. Este fenômeno biológico é possível graças a uma camada de óxido de titânio que se forma na superfície do metal.

Para que serve o titânio?

A importância desta descoberta é a sua usabilidade em implantes de diversos tipos, no caso da Odontologia, os implantes de titânio permitem a retenção de próteses que substituem os dentes perdidos, propiciando uma recuperação completa da função estética e mastigatória dos nossos pacientes.

Para quem é indicado?

Basicamente todos. O implante dentário de titânio é, hoje, uma das técnicas mais seguras e representam o menor grau de rejeição do organismo. Logo, se você precisa de um implante dentário, muito provavelmente, será realizado um tratamento com a osseointegração do titânio.

Qual a durabilidade e cuidados exigidos pelo implante de titânio?

O procedimento é bastante resistente e durável, exigindo os mesmo cuidados dos dentes naturais, como escovação diária, fio dental, boa alimentação e visitas regulares ao dentista.
Agende já sua consulta e veja como a Brånemark Brasil pode ajudar na reabilitação do seu sorriso.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo, em seguida o nosso time entrará em contato com você para confirmar a consulta.

Abrir Whatsapp
Agendar consulta